Congresso de Humanização e Bioética | Congresso Iberoamericano de Bioética

Palestrantes

ANTONIO FUERTES ORTIZ DE URBINA

ANTONIO FUERTES ORTIZ DE URBINA

Graduado e doutor em Medicina e Cirurgia pela Universidad Complutense de Madrid. Especialista em Microbiologia. Professor Associado de Microbiologia e Parasitologia Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidad Complutense de Madrid. Médico do Hospital Público 12 de Octubre de Madrid. Microbiologista da Maternidade de Santa Cristina, Clinica de la Luz e Consultor Sênior de Doenças Infecciosas de LABCO Iberia. Foi professor no doutorado da Faculdade de Medicina e do Mestrado em Bioética da Universidad Comillas de Madrid. Patrono e secretário da Fundación Europea para el Estudio y Reflexión Ética ( FUNDERÉTICA).

CARMEN MASSÉ

CARMEN MASSÉ

Doutora em Teologia pela Universidad Pontificia Comillas, Licenciada em Teologia Moral e Práxis da Vida Cristã e Master em Bioética pela mesma universidade. Licenciada em Medicina e Cirurgia pela Universidad de Sevilla, Médica Especialista em medicina familiar e comunitária. Atualmente ministra os cursos de Ética do Princípio da Vida, Bioética e Pastoral da saúde, moral e espiritualidade, Cristianismo e Ética Social e em diversos cursos de Mestrado em Bioética. Secretária da Cátedra de Bioética da Universidad Pontificia Comillas.

CHRISTIAN DE PAUL DE BARCHIFONTAINE

CHRISTIAN DE PAUL DE BARCHIFONTAINE

Enfermeiro, mestre em administração Hospitalar e da Saúde, doutor em enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa (UCP). Docente no Mestrado em Bioética do Centro Universitário São Camilo. Pesquisador do Núcleo de Bioética do Centro Universitário São Camilo. É também conferencista nacional e internacional e consultor internacional dos Camilianos para as questões de saúde, ética e Bioética. Atualmente, é o Reitor do Centro Universitário São Camilo – São Paulo, Brasil.

CÍCERO URBAN

CÍCERO URBAN

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1995), título de especialista em Cirurgia Geral, Cirurgia Oncológica (1998) e em Mastologia (1999), mestrado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (2001), doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (2004), pós-graduação em Bioética pela Universittà Cattolica del Sacro Cuore em Roma, Itália (2001) e clinical fellow em Cirurgia Plástica e Reconstrutora pelo European Institute of Oncology em Milão, Itália (2002-2003). Atualmente é professor de Bioética e de Metodologia Científica no Curso de Medicina e na Pós-Graduação (Mestrado em Biotecnologia) da Universidade Positivo, e chefe do Departamento de Cirurgia do Hospital Nossa Senhora das Graças em Curitiba.

CLÁUDIA NASSER

CLÁUDIA NASSER

Psicóloga clínica, Mestre em Bioética, especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia, especialista com MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores pela Fundação Getúlio Vargas. Atua na área de Psicologia clínica e Educação em saúde.

DAIANE MARTINS ROCHA ESIS STEINES

DAIANE MARTINS ROCHA ESIS STEINES

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pesquisa em Bioética no Kennedy Institute of Ethics, na Georgetown University (Washington, D.C.). Lecionou em algumas faculdades da Grande Florianópolis (SC); na Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro; e no Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina.

ELIO ESTANISLAO GASDA

ELIO ESTANISLAO GASDA

Bacharel em Filosofia e doutor em Teologia (Universidade Pontifícia Comillas - Madri). Professor de Ética Teológica e Social na Graduação e na Pós-graduação na FAJE (Faculdade Jesuíta). Publicou pela Editora Paulinas: Trabalho e capitalismo global: atualidade da doutrina social da Igreja (2011).

ETY CRISTINA FORTE CARNEIRO

ETY CRISTINA FORTE CARNEIRO

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Diretora-Executiva do Hospital Pequeno Príncipe e Diretora-Geral do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. Conselheira do CEDCA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente); e Presidente da Associação Eunice Weaver do Paraná. Em 2015 foi a primeira mulher paranaense a receber o título de cavaleira da Ordem Nacional da Legião de Honra da França (Légion d’Honneur).

FRANCISCO JAVIER DE LA TORRE DIAZ

FRANCISCO JAVIER DE LA TORRE DIAZ

Doutor em Direito pela Universidade Complutense de Madrid e licenciatura em Filosofia e Teologia Moral, ambas pela Universidade Pontifícia Comillas. Atualmente é diretor do Departamento de Bioética e Mestrado em Bioética da Universidade Pontifícia Comillas. Professor na Faculdade de Teologia em Comillas, sobre assuntos morais da pessoa, bem como da história da teologia moral, ética familiar e sexualidade, dentre outras.

IARA COELHO ZITO GUERRIERO

IARA COELHO ZITO GUERRIERO

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2006).
É membro titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Coordena o GT Ciências Sociais e Humanas/CONEP.

JORGE FERRER

JORGE FERRER

Chefe da seção de Epigenômica e Doença, e também líder do tema de Genética e Genômica no Centro de Investigação NIHR imperial biomédica. Ele também é pesquisador sênior do Wellcome Trust. Ele recebeu seu diploma de médico e especialização em Endocrinologia pela Universidade de Barcelona School of Medicine. Em seguida, ele especializou-se em genética e regulação da transcrição na Washington University e da Universidade de Harvard, antes de regressar a Barcelona, em 1997.

JOSÉ MARÍA BERMEJO DE FRUTOS

JOSÉ MARÍA BERMEJO DE FRUTOS

Estudou filosofia e teologia na Universidade de Comillas (Madrid). Mais tarde, formou-se em filosofia pela Universidade Complutense. Tem mestrado em Bioética (Universidade de Comillas) e História Medieval de Castela e Leão (Universidad de Valladolid). Hoje, atua no Centro San Juan de Dios de Valladolid, Espanha, local esse dedicado às pessoas com deficiência intelectual. Ultimamente, ele foi nomeado presidente da Comissão Geral de Bioética da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus.

LEIDE CONCEIÇÃO SANCHES

LEIDE CONCEIÇÃO SANCHES

Possui graduação em Ciências Sociais (1993) e graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998). Especialista em Bioética e em Direito Processual Civil e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Direito e Sociologia com interesse em Sociologia e Antropologia da Saúde. Atualmente é professora de Sociologia e Antropologia Aplicadas à Saúde e Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa das Faculdades Pequeno Príncipe em Curitiba-PR.

LEO PESSINI

LEO PESSINI

Possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Nossa Senhora. da Assunção, São Paulo em 1977, graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma, 1980, mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pontifícia Faculdade Nossa Semhora. da Assunção 1990 e doutorado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção 2001. Pós-doutorado no Centro de Bioética James Drane da Edinboro University of Pennsylvania (USA) em 2013 - 2014. Professor no Programa de Bioética do Centro Universitário São Camilo-SP, Membro da Câmara Técnica sobre Terminalidade da Vida e cuidados paliativos do Conselho Federal de Medicina. Atualmente é o Líder Mundial (Superior Geral) dos Religiosos Camilianos - Organização Religiosa da Igreja Católica, que está presente nos cinco Continentes do planeta, em quarenta países.

MÁRIO ANTONIO SANCHES

MÁRIO ANTONIO SANCHES

Pós-doutor em Bioética na Cátedra de Bioética da Universidad Pontificia Comillas, em Madrid, com bolsa da CAPES/Fundação Carolina. É Doutor em Teologia, pela EST/IEPG, de São Leopoldo, RS. É mestre em Antropologia Social, pela UFPR, especialista em Bioética e licenciado em Filosofia. Hoje é professor no Programa de Pós-Graduação em Teologia, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR, líder do Grupo de Pesquisa Teologia e Bioética da PUCPR, membro da SBB/PR e membro do Comitê de Ética em Pesquisa.

MARY RUTE

MARY RUTE

Professora adjunta no Programa de Pós-Graduação em Teologia e no Programa de Pós-Graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Pós-doutora (2013) em Psicologia da Religião pela Indiana University South Bend, em South Bend - USA. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1992), graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003), mestrado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2001), doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2006). É membro do Comitê Executivo da Society for Intercultural Pastoral Care and Counseling - SIPCC (2007) e da IAPR - International Association for the Psychology of Religion (2011). Membro do Grupo de Trabalho Psicologia e Religião da APEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia.

MAURICIO DE ALMEIDA PEREIRA DA SILVA

Graduado em medicina na Universidade de Cuiabá - MT (2006). Titulado em Anestesiologia pela Universidade Federal do Mato Grosso (2011). Titulado em Terapia Intensiva pela Universidade Federal do Paraná (2013). Pós graduado em cuidados paliativos pelo Instituto Pallium (Argentina) (2016). Atua em terapia intensiva e cuidados paliativos no Hospital Marcelino Champagnat em Curitiba - PR.

PATRÍCIA MARIA FORTE RAULI

PATRÍCIA MARIA FORTE RAULI

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Mestre em Educação pela PUCPR (2009). Especialista em Administração pela UNIFAE (2007). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1989). Diretora Geral das Faculdades Pequeno Príncipe, Presidente do Conselho Superior de Administração da Instituição, Presidente do colegiado do Programa de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente das Faculdades Pequeno Príncipe. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Bioética- Regional Paraná.

PAULO VINICIUS SPORLEDER DE SOUZA

PAULO VINICIUS SPORLEDER DE SOUZA

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), especialização em Ciências Penais (1998) e mestrado em Ciências Criminais (1999) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); doutorado em Direito (ciências jurídico-criminais) pela Universidade de Coimbra (2003). Atualmente é professor titular de Direito Penal da Faculdade de Direito da PUCRS e Coordenador Estadual do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM).

RAFAEL JUNQUERA DE ESTÉFANI

RAFAEL JUNQUERA DE ESTÉFANI

Graduado em Direito pela Universidad Complutense de Madrid e Doutor em Direito pela Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) de Madri. Professor Titular do Departamento de Filosofia Jurídica na Facultad de Derecho da UNED. Catedrático acreditado pela ANECA. Sua linha de pesquisa envolve temas relacionados com a Bioética e Biodireito, resultando em várias publicações. Presidente da Fundación Europea para el Estudio y Reflexión Ética (FUNDERÉTICA).

ROSÁRIO ISASI

ROSÁRIO ISASI

Professora e pesquisadora da University of Miami Miller School of Medicine- EUA. Pós-doutora pelo Programa Canadense sobre Genômica e Saúde Global de Centro de Bioética da Universidade de Toronto. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Peru e Mestrado em Saúde Pública pela Universidade de Boston.

VOLNEI GARRAFA

VOLNEI GARRAFA

Graduado em Odontologia pela PUC-RS, Porto Alegre (1965-68); Especialista em Cancerologia Bucal pela Associação Paulista de Combate ao Câncer (1969-70); Doutor em Ciências pela UNESP (1971-74); Pós-Doutorado em Bioética pela Universidade La Sapienza /Roma Itália (1991-93); Professor Titular do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da Universidade de Brasília - UnB; Coordenador da Cátedra Unesco e Programa de Pós-Graduação em Bioética da UnB (mestrado e doutorado); membro do Board of Directors da International Association of Education in
Ethics - IAEE , Pittsburgh/Estados Unidos (2013-2017).

© Todos os direitos reservados ao Grupo Marista.